Analistas Veem Manutenção da Selic Esta Semana

0
5



Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

Analistas consultados pelo Banco Central seguiram em sua tendência de redução da expectativa para a inflação neste ano na pesquisa Focus divulgada nesta segunda-feira, mantendo ainda a projeção de manutenção da Selic nesta semana.

O levantamento, que capta a percepção do mercado para indicadores econômicos, apontou que a expectativa para a alta do IPCA em 2026 foi reduzida pela terceira semana seguida, em 0,02 ponto percentual, a 4,0%. Para 2027 a expectativa seguiu em 3,80%.

O centro da meta oficial para a inflação é de 3,00%, sempre com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou menos.

Para o Produto Interno Bruto (PIB), as estimativas de crescimento foram mantidas em 1,80% tanto para este ano quanto para o próximo.

A pesquisa semanal com uma centena de economistas mostrou ainda que a expectativa é de que a taxa básica de juros Selic seja mantida em 15% na reunião desta semana do BC, com o primeiro corte previsto para março, segunda reunião do ano, de 0,5 ponto percentual.

Para Eduardo Amorim, especialista em investimentos da Manchester Investimentos, o Comitê de Política Monetária (Copom) deve continuar enfatizando que a preocupação principal não é a inflação corrente, e sim o comportamento das expectativas para 2026 e 2027.

“A leitura do Focus ajuda a sustentar esse ponto: as projeções seguem acima do centro da meta (3%), o que indica que o mercado ainda não enxerga uma convergência clara para a meta no horizonte relevante.

Por isso, o cenário-base segue sendo manutenção da Selic nesta semana e, mais do que a decisão em si, o mercado deve reagir ao “tom” do comunicado: se o Copom reforçar cautela, juros altos por mais tempo, conclui o analista.

Para Amorim, o início do ciclo de corte de juros deve iniciar em março, com uma baixa de 0,25 ponto percentual, embora exista um indicativo menor de 0,50 ponto porcentual, o que mostra que o debate está menos no “se” e mais no “quando” e “qual ritmo”, condicionados a expectativas e câmbio.





Fonte: TV Alagoas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here