Hospital Regional de Palmeira dos Índios agiliza gerenciamento de pacientes encaminhados de outras unidades

0
1


O Hospital Regional de Palmeira dos Índios (HRPI) tem atuado com agilidade e precisão na regulação e no gerenciamento de pacientes encaminhados de outras unidades da Rede Estadual de Saúde. A unidade hospitalar dispõe de 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), quantidade que tem atendido a demanda da região.

A rotina no hospital é marcada por monitoramento contínuo, decisões rápidas e trabalho integrado entre médicos, enfermeiros e técnicos, que acompanham cada paciente de forma individualizada.

Para que os atendimentos ocorram com eficiência, o setor de regulação exerce papel fundamental, avaliando os pedidos de transferência, analisando a gravidade dos casos e direcionando os pacientes para os leitos disponíveis no momento certo.

“A regulação organiza todo o fluxo, desde a admissão até a alta, garantindo o uso racional dos leitos e evitando a superlotação. Na UTI, isso é ainda mais crítico, porque estamos lidando com pacientes graves e vagas limitadas”, explica a coordenadora da regulação, Ana Magna Vieira.

Um dos pacientes beneficiados com esse fluxo de atendimento ágil e eficaz é José Antônio de Araújo, de 81 anos, morador do município de Maribondo. No último dia 17, ele deu entrada na UPA de Palmeira dos Índios com dores no peito e falta de ar. Em seguida, foi transferido para o HRPI com suspeita de Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Diante da gravidade do quadro, o paciente foi imediatamente internado na UTI. Após dias de acompanhamento intensivo, o paciente apresentou boa evolução clínica e aguarda alta hospitalar na tarde desta quinta-feira (29), para alívio da família.

“Quando disseram que ele precisava de UTI, o medo foi enorme. Mas, desde o primeiro momento sentimos que ele estava em boas mãos. Hoje é só gratidão por ver meu pai saindo bem. Aqui não nos faltou nada. Sempre nos informando sobre o estado dele e a alimentação é de primeira”, afirmou Mônica Alves, filha de seu José.

Graças a um trabalho articulado, a UTI do HRPI consegue atender pacientes encaminhados de 8ª Região de Saúde, beneficiando mais de 152 mil habitantes do Agreste e Sertão. Além de Palmeira dos Índios, o equipamento atende os moradores dos municípios de Belém, Cacimbinhas, Estrela de Alagoas, Igaci, Maribondo, Minador do Negrão e Tanque d”Arca, ampliando o acesso ao atendimento hospitalar de média e alta complexidade.

A regulação permite que os leitos estejam disponíveis para quem realmente precisa, no tempo adequado, contribuindo diretamente para desfechos positivos.

“É um trabalho contínuo, realizado por uma equipe bastante entrosada com a regulação, sempre com o objetivo de cuidar bem do paciente que chega. Tudo é feito com muito profissionalismo”, destacou Ana Maria, enfermeira plantonista da UTI do hospital.





Fonte: TV Alagoas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here