Empresas locais perdem dinheiro todos os dias por falta de treinamento das equipes, alertam especialistas

0
1


Atualmente, capacitar o capital humano não é mais um diferencial e tornou-se uma necessidade estratégica para sobrevivência das empresas

Ilustração / Treinamentos de equipes trazem impactos concretos nos resultados operacionais e financeiros das organizações

Ilustração / Treinamentos de equipes trazem impactos concretos nos resultados operacionais e financeiros das organizações

Erros no atendimento, retrabalho, conflitos internos e clientes que não voltam. Esses problemas, comuns em empresas locais, muitas vezes têm uma causa silenciosa: falta de treinamento das equipes. A continuidade desse tipo de investimento emerge como uma das estratégias mais eficazes para impulsionar o crescimento e a sustentabilidade de negócios locais de todos os portes. Atualmente, capacitar o capital humano não é mais um diferencial e tornou-se uma necessidade estratégica para sobrevivência das empresas.

Os dados mais recentes reforçam essa tendência. Segundo levantamento internacional sobre práticas de desenvolvimento de talentos, 93% dos CEOs relatam aumento de produtividade após implementar programas de qualificação e atualização de habilidades. Mais importante que isso é entender que a prática se tornou contínua, e não pontual, no dia a dia das empresas.

É preciso incluir esse tipo de demanda dentro do planejamento das empresas. No Brasil, a Pesquisa Panorama do Treinamento no Brasil 2023/2024 revela que 94% das organizações já incluem treinamento de colaboradores em seus orçamentos anuais, sinalizando reconhecimento amplo da importância dessa iniciativa mesmo entre empresas de menor porte. No entanto, nem todas conseguem realizar repetidamente, dando seguimento aos treinamentos comportamentais e humanos.

Treinamentos de equipes trazem impactos concretos nos resultados operacionais e financeiros das organizações. Entre os principais benefícios estão o aumento de produtividade e receita, melhora na retenção de talentos e adaptação e resiliência organizacional, onde equipes bem treinadas respondem melhor a mudanças de mercado e adoção de novas tecnologias.

No contexto local, pequenos e médios empreendimentos que investem em capacitar suas equipes constroem reputação positiva, ampliam a satisfação do cliente e se posicionam como agentes de desenvolvimento socioeconômico em suas comunidades. Essa estratégia também contribui para redução de custos operacionais, pois equipes mais qualificadas tendem a cometer menos erros e operar com maior eficiência.

O desafio consiste em tornar essa prática sustentável ao longo do tempo. Por isso são recomendados que os programas sejam personalizados, alinhados aos objetivos estratégicos da empresa e integrados à rotina de trabalho, o que maximiza o retorno sobre o investimento e reforça a cultura organizacional.





Fonte: TV Alagoas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here