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No mercado de sed?s de luxo no Brasil, mais da metade dos carros vendidos sai de uma mesma linha de montagem em Santa Catarina. O BMW S?rie 3, montado em Araquari, respondeu por 3.686 unidades at? novembro deste ano e concentra 53% do segmento de “sed?s grandes” no pa?s, segundo dados da Fenabrave, s?mbolo de como a f?brica catarinense reposicionou o segmento premium brasileiro.
Inaugurada h? 11 anos, a planta de Araquari j? produziu mais de 110 mil ve?culos (45 mil s? de S?rie 3) e consolidou o BMW Group como uma das montadoras premium mais bem-sucedida no Brasil na ?ltima d?cada. ? de l? que saem hoje o S?rie 3 em todas as vers?es 320i, al?m dos SUVs X1, X4 e, desde novembro de 2024, o X5 h?brido plug-in ? primeiro modelo PHEV produzido no Brasil e na Am?rica do Sul.
O X5 xDrive50e ? tamb?m o modelo mais potente j? fabricado na regi?o. O SUV esportivo combina motor a gasolina de seis cilindros em linha de 313 cavalos com motor el?trico de 197 cavalos, para 489 cavalos de pot?ncia e 700 Nm de torque combinados. Acelera de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos e roda at? 79 km em modo 100% el?trico, gra?as ? bateria de 25,7 kWh.
A decis?o de produzir o X5 PHEV no pa?s foi puxada pelo desempenho dos eletrificados: em 2024, um em cada quatro BMW vendidos no Brasil foi totalmente el?trico ou h?brido plug-in. Em outubro do mesmo ano, o grupo anunciou investimento de R$ 1,1 bilh?o entre 2025 e 2028 na planta brasileira para produzir novos modelos e desenvolver tecnologias globais a partir do escrit?rio de engenharia local.
“Fomos pioneiros na eletrifica??o com o i3 em 2014 e mantemos essa vanguarda, com forte compromisso na produ??o local, como o X5 PHEV em Araquari, e nossa engenharia de ponta. O Brasil ? estrat?gico para a mobilidade premium global, e estamos prontos para os pr?ximos 30 anos de sucesso”, afirma Maru Escobedo, CEO da BMW no Brasil.
Para al?m da montagem de carros, a planta tamb?m ? um centro de desenvolvimento dentro da rede global da marca, que inclui Alemanha, China, Jap?o, Coreia do Sul e Estados Unidos. “A planta em Santa Catarina contribui para o desenvolvimento de v?rios componentes e tecnologias para carros que rodam no mundo todo”, explica Marc Breithecker, head de engenharia da BMW no Brasil. Entre as fun??es desenvolvidas aqui est?o sistema de navega??o, alertas de servi?os, estat?sticas de condu??o e aplica??es de realidade aumentada.
A f?brica de Araquari, com 1,5 milh?o de m² de ?rea e 112.893 m² de edifica??es, ? hoje a maior unidade de ve?culos premium da Am?rica do Sul ? e o endere?o de um S?rie 3 que domina o segmento e de um X5 h?brido que marca o pr?ximo passo da matriz energ?tica do carro de luxo no Brasil.





