Agricultura Familiar em Movimento atende mais de 90 famílias assentadas em Junqueiro

0
4


A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) está ampliando o acesso à cidadania e políticas públicas para a população que vive nas zonas rurais dos municípios através do projeto Agricultura Familiar em Movimento. Nesta segunda-feira (26), a iniciativa levou serviços de emissão de documentos e orientações para mais de 90 famílias assentadas da comunidade São José, em Junqueiro.

Entre os serviços oferecidos estavam a emissão de Carteira de Identidade (RG), Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), inscrição no Garantia-Safra 2025-2026, Cadastro Ambiental Rural (CAR), requerimento e orientações sobre benefícios previdenciários, rodas de conversa com orientações em educação, saúde e agroecologia, e orientações e informações sobre benefícios e programas assistenciais.

O secretário de Estado Agricultura, Marcelo Melo, completou 100 dias de gestão e ressaltou que 2026 promete ser um ano de muito trabalho, sobretudo para o projeto que deve percorrer toda Alagoas, priorizando assentamentos da reforma agrária do estado.

“É nossa missão aproximar as políticas públicas dos agricultores. Com o projeto, levamos serviços gratuitos que garantem cidadania para o homem e a mulher do campo. Também trouxemos orientações com ações educativas voltadas à promoção da saúde e à prevenção sobre uso de agrotóxicos; importante orientação sobre a gratuidade na emissão do CAF para os agricultores e também sobre a aposentadoria”, destacou o gestor da Seagri.

A agricultora Maria Francisca, que vive há 12 anos no assentamento, mesmo sendo aposentada, não deixa de produzir macaxeira, milho, batata, abóbora, inhame, feijão de corda e feijão carioca. Ela participou da ação buscando orientações para acesso ao Garantia-Safra e atualização de documentos.

“Isso é muito maravilhoso, bom demais para cada um de nós. Até porque tem muita gente aqui que se disser para ir pra cidade e fazer o documento, vai ficar perdido. Isso aqui é uma benção divina do Governo de Alagoas”, declarou dona Francisca.

A coordenadora da base do movimento social Frente Nacional de Luta (FNL) no assentamento São José, Helena Maria, revelou que o grupo está no local há 13 anos, e receber os serviços amplia oportunidades para que os agricultores possam continuar produzindo. “A agricultura familiar aqui é o carro-forte e a comunidade tem um trabalho coletivo muito importante. Recebemos uma equipe de trabalho que veio para trazer benefícios para o povo. Trouxeram o que a gente mais necessita. A CAF é a coisa mais importante para a gente”, ressaltou.

O projeto Agricultura Familiar em Movimento é idealizado pela Seagri, contando com a parceria da Emater Alagoas, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio do Grupo de Trabalho de Vigilância em Saúde de Populações Expostas aos Agrotóxicos, além do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), do Instituto de Identificação e das secretarias municipais de Agricultura e Assistência Social.





Fonte: TV Alagoas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here