
O senador Renan Calheiros e o prefeito de Maceió, JHC, se reuniram de forma reservada nos últimos dias, na Barra de São Miguel, para tratar da sucessão estadual nas eleições de 2026. O encontro, que durou mais de sete horas e ocorreu em uma casa no condomínio Arquipélago do Sol, foi revelado pelo jornalista Lauro Jardim, de O Globo.
Segundo a publicação, Renan voltou a cobrar de JHC o cumprimento de um acordo político firmado com o governo Lula, no qual o prefeito deveria facilitar o caminho de Renan Filho na disputa pelo Governo de Alagoas. A mesma cobrança já havia sido feita pelo ex-ministro José Dirceu em dezembro do ano passado. Publicamente, as partes negam a existência do acordo, mas as reiteradas cobranças indicam que o entendimento foi firmado.
Ainda conforme Lauro Jardim, Renan Calheiros teria alertado que a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado poderia investigar a aplicação de recursos de pensionistas de Maceió em Letras Financeiras do Banco Master, caso JHC mantenha a intenção de disputar o governo. Nesta semana, o prefeito deve se reunir com o presidente Lula durante visita à capital alagoana, em meio a novas pressões do Planalto para o cumprimento do acordo político costurado em Brasília.




